Quer uma ajudinha? Uma abordagem sobre o tempo de Deus


Ultimamente eu tenho pensado sobre o tempo de Deus. Qual será o tempo certo para cumprir as promessas que ELE tem para nós? Quanto tempo vai durar até chegar esse tempo? Será daqui a um mês? Um ano? Dez anos? Não sei. Mas sei que essas são perguntas frequentes que tem sido feitas por inúmeros de nós quando se trata deste assunto.

Inicialmente é difícil entender e compreender o porquê de tanto esperar, pois isso vai contra a nossa natureza, principalmente se tratando de século XXI, onde o tempo é precioso, e o que queremos ou que precisamos é para ontem.

Mas vamos começar a entender um pouco sobre o tempo de Deus. Em Eclesiastes 3:1 diz: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu". Apesar desse versículo já ser auto-esclarecedor vale a pena ressaltar que o que ele está dizendo em outras palavras é: o que Deus tem reservado para nós está guardado e vai se cumprir no tempo dELE. Mas para nós que somos impacientes não soa muito bem esperar este "tempo certo".Em casos assim queremos dar uma "ajudinha a Deus". E quando isso acontece, tentamos resolver por nós mesmos buscando por atalhos, procuramos caminhos mais rápidos para adiantar o que Deus tem reservado para nós até quebrarmos a cara.

Um exemplo bem claro que temos na bíblia dessa situação, está em Gênesis16:2-4 diz: "Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã. Ele a possuiu, e ela concebeu". Deus tinha uma promessa de conceder um filho a Abraão e Sara, mesmo estando eles com idade avançada. Sara era estéril e mesmo assim confiaram na promessa. Durante cerca de 10 anos esperaram e obedeceram confiando na promessa de um filho. Mas com o desânimo, Sara procurou encurtar o caminho e queria ajudar a Deus entregando a sua escrava Agar para Abraão, e assim nasceu Ismael. Mas a promessa era um filho nascido do ventre de Sara. Um ano depois Deus abençoa Sara com um filho, o filho da promessa. Vejo ultimamente que essas são atitudes de muitos cristãos, tentar dar uma "ajudinha para Deus" quando as coisas não acontecem no momento exato que querem.

Mas como fazer nesse tipo de situação? Como devemos agir? Bom, nesse caso, uma comparação seria bem esclarecedora e explicativa do porque de "tanto esperar". Em uma organização, mais precisamente numa área comercial, para se alcançar um objetivo devemos traçar metas durante o ano. A cada meta cumprida avançamos para uma próxima meta mais ousada e assim sucessivamente de acordo com o desempenho. Com o cumprimento de todas as metas, é alcançado o objetivo tão esperado. Imagino que nossa vida seja assim, sempre avançando um degrau de cada vez. Passando por provas, lutas, testes de fé. E que cada degrau, cada etapa, lutas que passamos é uma meta a ser cumprida. A cada meta que cumprimos, avançamos um degrau de cada vez para que possamos alcançar as promessas que Deus tem reservado para nós.

Enfim, uma coisa eu aprendi. Nesses momentos quando estamos cheios de esperar devemos pedir a Deus que nos dê paciência, tirando de nós toda ansiedade. O cuidado que devemos ter é o de não se afastar da vontade de Deus para que não possamos perder a oportunidade quanto ao propósito divino para nossa vida. Deus abençoe e lembrem-se: esperem no Senhor!